Resumo do livro Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire)

O livro “Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa” de autoria de Paulo Freire, publicado pela Editora Paz e Terra da Coleção Leitura é uma obra atual com assuntos que dizem respeito à prática educativa. Esta obra está dividida em três capítulos que também estão subdivididos cada um em outros nove subcapítulos. Cada capítulo traz um assunto diferente, mas todos estão interligados e têm o mesmo tema: uma prática educativa libertadora que está abordada em 165 páginas.

O autor foi muito feliz nesta escolha do tema no qual ele realmente acreditava e que recebeu longos anos de pesquisa. A educação é vista como algo inacabado, flexível e que está sempre em constante construção. Tanto o professor quanto o aluno são considerados sujeitos no ato da construção do conhecimento, pois quem ensina também aprende ao ensinar. Educador e educandos são vistos, desta forma, criadores, investigadores, inquietos, curiosos, humildes e persistentes na construção e na reconstrução do saber.

O autor coloca também que a aprendizagem, a construção do conhecimento se dá de forma mais completa quando há um ambiente de liberdade (sem medo, nem excesso, como também Neil já denfendia), de eticidade, de situações que permitam e favoreçam o diálogo e de flexibilidade na aceitação ou rejeição do novo para, em conjunto, reconhecer a realidade e participar ativamente destas construções de um mundo melhor.

Os 27 saberes necessários à prática educativa defendidos com um olhar esperançoso, amoroso e apaixonado pela educação por Paulo Freire certamente tocam ou tocarão a todos os professores que já leram ou que ainda lerão esta obra, uma vez que ela é movida pelo desejo e pelo sonho e vivida com alegria sem esquecer ou desmerecer a importância do rigor, da seriedade, e da simplicidade inerentes ao processo. É uma bela obra que enche nossos corações de esperança e nos dá a convicção de que a mudança é possível se a desejarmos.